Polar
A todo ponto P do plano associamos um par de elementos: o primeiro é a distância do ponto P ao polo e o segundo é o ângulo formado pelo eixo polar e a semi-reta de origem O e que passa por P (figura1).
Um sistema de coordenadas nos permite especificar a posição de qualquer objeto. Somos livres para escolher qualquer sistema de coordenadas para uma dada situação física. A seleção cuidadosa de um sistema de coordenadas pode simplificar enormemente a solução de um problema.
Por exemplo, as fileiras e colunas de um tabuleiro de xadrez são um exemplo de sistema de coordenadas. As colunas verticais são nomeadas de “a” a “z” e as fileiras horizontais são nomeadas de 1 a 8. Este simples código alfa-numérico pode ser usado para descrever a posição de qualquer peça no tabuleiro. Jogadores de xadrez podem recriar o jogo, movimento por movimento, simplesmente seguindo uma lista de coordenadas. Sistemas de coordenadas de várias formas são usados em toda a Física, porque eles são o modo mais simples e eficiente de se tratar com a localização de objetos.
Dois sistemas de coordenadas mais comuns são as coordenadas retangulares e polares. É possível usar trigonometria e o teorema de Pitágoras para converter entre coordenadas retangulares e polares.
Coordenadas Polares: Coordenadas polares são úteis quando estamos interessados na distância de um objeto a partir da origem. A posição é a distância r, a partir de uma origem e a direção teta (letra grega θ ) é o ângulo medido no sentido anti-horário, a partir de uma direção especificada (normalmente a direção do eixox).
APLICAÇÃO
São aplicadas na derivação das leis de Kepler em física e no estudo do movimento de planetas em Astronomia.
Em diversos projetos da engenharia civil são necessárias coordenadas polares. Um dos programas que utiliza e que possibilita visualizá-los seria o Auto-CAD. Projetos