Obra Literária - Helena
HELENA
MACHADO DE ASSIS
Nome: Igor Henrique da Silva
Nº: 14
Turma: 3CM
Belo Horizonte
2015
Enredo
O livro inicia com a morte de Conselheiro Vale de apoplexia fulminante, restando da família seu filho Dr. Estácio q tinha 27 anos e era formado em matemática e sua irmã D. Úrsula, mulher solteira já quase idosa, que viviam em um sítio da cidade de Andaraí no Rio de janeiro. Conselheiro deixou para a família um testamento chocando a todos, que ele tinha uma suposta filha chamada Helena, uma menina bem bonita q tinha entre 16 e 17 anos, era herdeira da parte que lhe tocasse de seus bens, e devia ir viver com a família onde pediu q a tratassem com muito carinho.
Mesmo Dr. Camargo um amigo da família e D. Úrsula não concordando, depois de muita conversa aceitaram Helena em sua casa. Logo Helena e Estácio já tinham um grande afeto um pelo outro. Estácio a cada dia q passava se sentia cada vez mais impressionado com sua nova irmã q o pede ajuda para andar a cavalo, mesmo já sabendo muito bem. D. Úrsula passa muito mal e é Helena q a cuida dela com muito carinho e amor, e com isso D. Úrsula passa a considerar Helena como filha, tendo por ela um amor materno.
Ao longo da história Dr. Camargo, médico, era muito ganancioso, e desejava que sua filha Eugênia se casasse com Estácio que era rico e fazia de tudo para isso acontecer e tinha o Padre Melchior, orientador espiritual da família, como aliado em seus propósitos que a todo tempo tenta convencer Estácio que recebe uma carta de Luís Mendonça, amigo antigo que viajava a 2 anos para a Europa e dizia q estava de volta ao Brasil, em Pernambuco e em breve estaria no Rio de janeiro. Helena continuava suas cavalgadas na companhia de um escravo, e ia em direção a uma casa, Estácio reprovava esse passeio, porém Helena o tranquilizava, pois estava acompanhada e bem protegida.
Helena sempre passando por essa casa, Estácio começou a acreditar que havia algo suspeito. Em um dia saindo