POL TICAS AMBIENTAIS NO BRASIL
CLAUDETE SMANIOTTO
Geografia/Licenciatura – Recursos Naturais, Meio Ambiente e Desenvolvimento
RESUMO
Grandes acontecimentos internacionais ocorridos a partir da segunda metade do século XX, influenciaram o curso das políticas ambientais no mundo e, conseqüentemente, no Brasil. Havendo, nesse período, o desenvolvimento de três óticas: a ótica corretiva, a preventiva e a integradora.
Palavras-chave: Política; Ambiente; Brasil.
1 INTRODUÇÃO
A política ambiental brasileira, comparada às demais políticas setoriais brasileiras, se desenvolvem de forma tardia. Basicamente em resposta às exigências do movimento internacional ambientalista.
Em decorrente da Revolução Industrial, o desenvolvimento econômico impediu que os problemas ambientais fossem considerados. O meio ambiente era predominantemente visto como acessório do desenvolvimento.
2 BRASIL E O AMBIENTE
A política ambiental brasileira nasceu e se desenvolveu nos últimos quarentas anos como resultado da ação de movimentos sociais locais e de pressões vindas de fora do país.
3 INTERAÇÃO HOMEM-NATUREZA
Ao longo da história da humanidade, três grandes momentos são observados na relação homem-natureza.
O primeiro ocorreu nos primórdios da história, onde encontramos um ser humano subjugado pela natureza, considerando-a onipotente, imprevívisel e indomável. O segundo momento começa com as sociedades ocidentais, a partir da Revolução Cientifica e Industrial. Nesse contexto, o ser humano se considera superior ao mundo natural, objetivando domá-lo e explorá-lo para encontrar todos os seus segredos. No terceiro e mais complexo momento, ocorre a conexão da natureza à vida humana, não apenas no nível biológico, mas também cultural e psicológico. Este momento considera que devemos compreender as transformações e as nossas limitações perante a nossa existência enquanto espécie no planeta. (SOUZA, 2000)
4 O MODELO DA POLÍTICA BRASILEIRA
O modelo da política ambiental