Pol Tica De Empregos
E o Significado da Ruptura Neoliberal
O excedente de Mão de obra como Uma questão social
Vários países institucionalizaram a preocupação com o desemprego através de programas de seguro desemprego. No século XIX são várias as iniciativas voltadas aos desempregados, uma delas o chamado Work Houses, que buscavam reabilitar os desempregados, vistos como pessoas sem educação.
Marx e Keynes
Permitem que tenhamos a compreensão de que a questão do desenvolvimento da força de trabalho no capitalismo passa não apenas pelo tipicamente capitalista ou pelo desemprego. Tratando parcialmente dos problemas de acesso às condições de reprodução de classe trabalhadora e da determinação de suas condições de vida........................................... Pag.30 e 31
O primeiro grande avanço no campo dos direitos social no final do século XIX diminuiu a desigualdade e fortaleceu a luta por sua abolição, com relação aos elementos essenciais do bem estar social.
T.H.Marshall
Os direitos sociais e da cidadania ao longo do século XX possuem raízes na consolidação dos direitos civis ao longo do século XVIII, dos direitos políticos e na participação das comunidades locais e associações funcionais, que se constituíram como fonte original dos direitos sociais.
.................................................................................Pag.33 e 34
Robert Castel
As condições dos assalariados consolidaram-se no século XX com elemento estruturante das sociedades industriais a partir da grande empresa capitalista e do desenvolvimento das funções do Estado.......................................................... Pag. 35
As primeiras décadas do século XX, o salário deixa de ser a retribuição única ou a garantia de subsistência para classe trabalhadora. A condição operária passa certa aplicação na vida social por parte dos assalariados como lazer, consumo, habilitação, instrução.
Aglitta e Brender
Chamamos de sociedade salarial aquela na qual as