resumo economia
Economia vem da palavra grega “oikonomia” que descreve a administração da casa; a economia apresenta três tipos de bens e serviços: recursos naturais, bens públicos e bens de transição.
Macroeconomia: analisa processos econômicos complexos, demanda de todos os governos da casa, preço de todos bens, produção de todas empresas...
Microeconomia: analisa ações econômicas dos indivíduos, demanda de um governo da casa, preço e oferta de um bem, “único”.
Riqueza (financeira): modo pelo qual os títulos de propriedade são estabelecidos. (nacional): consequência tangível da produção passada.
Escassez: as necessidades humanas são maiores que os recursos disponíveis para atende-las. As três decisões fundamentais: o que produzir, com que tecnologia e como distribuir.
Fatores de produção: recursos naturais, capital e trabalho.
Os bens finais produzidos tem 2 fins: * consumo: atende as necessidades familiares. * investimento: aumento do estoque de capital para aumentar a produção.
Custo de oportunidade: é a quantidade de outros bens a que se deve renunciar para obtê-lo.
Poupança: a sociedade só pode investir, ou seja, acrescentar ao seu capital o que não consome.
Sistema de economia de mercado: as empresas fornecem bens e serviços aos consumidores, com o fluxo de produtos, as famílias consomem bens e serviços finais produzidos pelas empresas.
Lei da Oferta: quantidade de um determinado bem que os vendedores gostariam de vender a um determinado preço e durante um período de tempo, sempre visando o lucro.
Lei da Demanda: quantidade de um bem que o comprador gostaria de comprar durante um determinado período de tempo e a um dado preço.
Concorrência Perfeita: tem muitas empresas, com produtos homogêneos, controla os preços com rigidez e não há barreiras para ingresso das empresas.
Monopólio: só há uma empresa, não há substitutos próximos, a empresa tem o poder e assim determina o preço e há barreiras para abertura de novas empresas.
Oligopólio: têm poucas empresas, o