pol meros
POLÍMEROS NATURAIS E SINTÉTICOS
MANAUS/AM
2015
SUMÁRIO
1. Introdução 4
2. Polímeros 5
2.1. Nomenclatura 5
2.2. Reações de Polimerização 6
3. Polímero Natural 6
3.1. Polímero de Condensação 6
3.1.1. Polissacarídeos 6
3.1.2. Proteínas 7
3.2. Polímeros de Adição 7
3.2.1. Vulcanização 8
4. Polímeros Sintéticos 8
4.1. Polímeros de Adição 8
4.1.1. Copolímeros 8
4.2. Polímeros de Condensação 9
4.3. Polímeros de Rearranjos 9
5. Considerações Finais 10
Referências 11
Anexo 12
Introdução
O presente trabalho é sobre Polímeros, mais concretamente sobre Polímeros naturais e sintéticos.
Os polímeros são materiais orgânicos ou inorgânicos, naturais ou sintéticos, de alto peso molecular, cuja estrutura molecular consiste na repetição de pequenas unidades, chamadas meros. (Sua composição é baseada em um conjunto de cadeias poliméricas; cada cadeia polimérica é uma macromolécula constituída por união de moléculas simples ligadas por covalência). Devido ao seu tamanho avantajado, a molécula de um polímero é chamada macromolécula. A reação que produz o polímero é denominada reação de polimerização. A molécula inicial (monômero) vai, sucessivamente, se unindo a outras, dando o dímero, trímero, tetrâmero. . . até chegar ao polímero.
Está organizado em algumas partes, nas quais abordaremos sobre os polímeros naturais e sintéticos aprofundando-nos mais ainda em cada assunto.
Ao fim, apresentaremos uma Conclusão da equipe sobre o tema.
2. Polímeros
Polímeros são macromoléculas formadas a partir de unidades estruturais menores (os monómeros). Os monômeros são moléculas de baixa massa molecular os quais, a partir das reações de polimerização, vêm a gerar na macromolécula polimérica. A unidades repetitiva, chamada de mero, provem da estrutura do monômero. O número de unidades