Pol meros
O que são polímeros?
Poderíamos dizer que são plásticos, porém não é apenas isso, pois eles também podem ser encontrados na constituição de nosso corpo. Por exemplo, o ADN que contém o código genético que define as características das pessoas e dos seres vivos – é um polímero. Também são polímeros as proteínas e o amido nos alimentos. Explicamos de uma maneira simples de entender o que é este elemento, mas agora vamos dar uma definição profissional sobre o material, pois bem os polímeros são materiais orgânicos ou inorgânicos, naturais ou sintéticos, de alto peso molecular, cuja estrutura molecular consiste na repetição de pequenas unidades, chamadas meros. (Sua composição é baseada em um conjunto de cadeias poliméricas; cada cadeia polimérica é uma macromolécula constituída por união de moléculas simples ligadas por covalência.)
Qual o processo realizado para a formação dos polímeros?
O processo realizado é a reação de polimerização, onde as moléculas menores se combinam quimicamente (por valências principais) para formar moléculas longas, mais ou menos ramificadas com a mesma composição centesimal.
Características
Uma das principais e mais importantes características dos polímeros são as mecânicas. Segundo ela os polímeros podem ser divididos em 3 categorias, pois são diferenciados de acordo com o efeito gerado pelo calor/elasticidade, são elas: termoplásticos, termorrígidos (termofixos) e elastômeros (borrachas).
Termoplásticos:
É um dos tipos de plásticos mais encontrados no mercado. Pode ser fundido diversas vezes, alguns podem até dissolver-se em vários solventes. Logo, sua reciclagem é possível – característica bastante desejável atualmente.
Exemplos
PC - Policarbonato
Aplicações: Cd´s, garrafas, recipientes para filtros, componentes de interiores de aviões, coberturas translúcidas, divisórias, vitrines, etc.
PU – Poliuretano
Aplicações: Esquadrias, chapas, revestimentos, molduras, filmes, estofamento de automóveis, em móveis, isolamento