Poka yoke
PRÓ-REITORIA ACADÊMICA
Curso de Tecnologia em Gestão de Produção Industrial
Anderson Batista de carvalho
Deise Cristine Jacinto de Farias
Edi Carlos Aparecido da Silva
Michele de Oliveira Garcia
TRABALHO PADRONIZADO
Ms: Marinete A. Martins
SOROCABA/SP
2012
Conceito
Para Moacyr P. Filho (2008, p.144) o conceito de dispositivo a prova de falhas ou Poka Yoke, desenvolvido pelo engenheiro Japonês Shigeo Shingo, é o método que ficou conhecido como fool proof (a prova de falhas) ou em Japonês Poka Yoke. Essa teoria fundamenta-se no pressuposto de que o defeito tem sua origem em um erro e, se este for evitado, não haverá defeitos, sendo que a maneira mais segura de evitá-lo é por meio de dispositivos que sejam a prova de falhas. Os dispositivos para tal tarefa, sugeridos e desenvolvidos por Shingo, eram normalmente de baixo custo e muito funcionais.
Segundo Volkema (2001) Poka Yoke são metodos simplistas que tem exito e funcionalidade quando aplicado corretamente. Para Nigel Slack (2008, p.491) o conceito de dispositivos à prova de falhas tem emergido desde a introdução de métodos japoneses de melhoria de operações. Chamados de poka-yoke no Japão, de yokeru (evita) e poka (erros negligentes), baseia-se no principio de que os erros humanos são até certo ponto inevitáveis. O que é importante é que eles se tornem defeitos.
Conforme Eudes L. C. Junior (2008) o sistema poka yoke é uma ferramenta aplicada nos processos com a fianlidade de garantir as inspeções em que o colaborador pode vir a falhar, o que leva a consequências não desejadas pela organização.
Conforme Oakland S. John (1994) o Poka Yoke reconhece que as pessoas são humanas falíveis e as vezes inadvertidamente esquecerão ou farão algo errado.
Desvantagem / Dificuldade
Segundo Shingo (1996) uma dificuldade na implantação do dispositivo poka yoke, é perceber a diferença entre os dispositivos com função de ajuste e função corretiva, para auxiliar na aplicação