Poka yoke
O Poka Yoke, "a prova de erros" engloba os conceitos desenvolvidos por Shingo no Sistema Toyota de Produção durante os anos 60 no Japão. Esses conceitos são aplicados desde o projeto até a implementação dos dispositivos a prova de erros. O objetivo do Poka Yoke é evitar que os erros se tornem defeitos, através da eliminação de suas causas. Sendo assim, esse sistema, ao evitar que os erros aconteçam, é mais econômico, pois reduz os custos das avaliações e controles da qualidade. Estamos falando então de um controle de qualidade com uma inspeção de 100% já que as causas dos erros são combatidas pelos dispositivos implementados. Como exemplo simples podemos citar a tomada de três pinos, onde não existe a possibilidade de inversão da mesma. Ou o velho exemplo do disquete, que só entra na posição adequada.
O Poka Yoke pode ser de duas maneiras:
De controle - quando a linha de produção pára assim que a causa do erro é detectada, ou seja, o processo não vai continuar se o mesmo possuir um erro.
De advertência - nesse caso é emitido um alarme ou sinalização para que os operadores possam tomar as devidas providências.
Através de uma pesquisa em sites da Internet levantei alguns exemplos de dispositivos Poka Yoke que você poderá conhecer para entender um pouco mais e até mesmo implementar na sua empresa.
Exemplos
1 - Poka Yoke nos Veículos
Como garantir que uma pessoa ao sair de um veículo não deixará farol, ar condicionado e outros equipamentos elétricos ligados?
Uma forma de evitar esse erro é: a retirada da chave só é efetuada com o desligamento do sistema elétrico do carro.
2 - Check-List
O check list é um exemplo de Poka Yoke.
Comandante de uma embarcação. A embarcação só sairá depois que todos os itens estiverem verificados. É uma forma de controle, de evitar que o processo aconteça sem atender a todas as suas exigências.
3 - Contato Físico
Imagine que uma determinada peça usinada vai receber um furo em formato de