Pof pesquisa
Com os dados da POF, é possível conseguir informações sobre questões tão diversas quanto os gastos das famílias com educação quanto qualidade nutricional dos alimentos e suas conseqüências. A POF é uma ótima ferramenta para decidir os rumos de políticas públicas ou mesmo tendências do mercado. Conheça, então, um pouco mais da sua metodologia.
Histórico da pesquisa
A primeira POF se chamou Estudo Nacional de Despesa Familiar e aconteceu entre 1974 e 1975. Com apoio da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a pesquisa abrangeu vários pontos do território nacional, abordando tanto o Brasil urbano quanto o Brasil rural.
Com os resultados da pesquisa, surgiram os índices de inflação medidos pelo IBGE: o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e seus derivados como o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A ponderação matemática de cada item dos índices inflacionários como transporte ou alimentação é feita baseada nos pesos de cada item no POF. Além disso, a pesquisa tem sido base para grande parte de outras pesquisas e para o planejamento de políticas públicas.
Nas pesquisas seguintes às de 1975, a POF acabou limitada a onze cidades consideradas as maiores do País. São elas: São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Salvador, Goiânia, Belém e Distrito Federal.
Já aconteceram quatro pesquisas de orçamento familiar no Brasil. Entre 1974 e 1975, entre 1987 e 1988, entre 1995 e 1996, e a última, entre 2002 e 2003. O IBGE pretende iniciar uma nova