Pesquisas de orçamento familiar e pof
Característica e objetivo
Reavaliar e propor transformações, constitui uma responsabilidade ética e política e uma inevitável exposição às críticas, às concordâncias e às discordância. Representa também uma tentativa de prestação de conta à sociedade.
Borges-Andrade e colaboradores realizaram uma pesquisa e constataram que 32,4% “julgaram seu curso como bastante ou totalmente insuficiente”. Conhecimento disponível na Psicologia e em suas áreas afins tem-se o proposito de contribuir para o debate da questão da formação do psicólogo que desempenha ou irá desempenhar o papel profissional dentro de uma organização, é possível e útil desenvolver trabalho de sistematização dos dados obtidos pelos vários estudos já realizados.
Identificar e analisar a necessidade derivadas das atividades de trabalho do psicólogo organizacional brasileiro e suas inter-relações com a formação profissional, suas condições e implicações. A análise é feita com o objetivo de levantar as características das necessidades identificadas e mapear as inter-relações entre as condições que se apresentam e as implicações associadas às necessidades. A analise reflete sobre as especificações que são necessárias estabelecer no processo de formação, a intenção de constatar o que as ofertas de emprego exigem, mas ir além:
1. Não se pensa o ajuste profissional-mercado de trabalho mecanicamente; 2. Busca-se extrapolar as alternativas tradicionais de intervenção na área ; 3. Busca-se educar o psicólogo criticamente.
A iniciativa de análise sempre resultará em um produto parcial, realizar a analise da formação e da atuação do psicólogo organizacional por meio da visão derivada da pratica cotidiana desses profissionais. A fundamentação teórica está respaldada na própria Psicologia Organizacional e em áreas de conhecimento afins.
A psicologia organizacional nas ultimas décadas
A formação e atuação do psicólogo, tem sido objeto de