T CNICA DE LEVANTAMENTO DAS CONDI ES DE VIDA
Pesquisa de Orçamentos Familiares
Despesas, Rendimentos e Condições de Vida
Introdução
A Pesquisa de Orçamentos Familiares – POF visa principalmente mensurar as estruturas de consumo, dos gastos, dos rendimentos e parte da variação patrimonial das famílias. Possibilita traçar, portanto, um perfil das condições de vida da população brasileira a partir da análise de seus orçamentos domésticos.
Além das informações diretamente associadas à estrutura orçamentária, várias características dos domicílios e das famílias são investigadas, ampliando o potencial de utilização dos resultados da pesquisa. É possível, portanto, estudar a composição dos gastos das famílias segundo as classes de rendimentos, as disparidades regionais, as áreas urbana e rural, a extensão do endividamento familiar, a difusão e o volume das transferências entre as diferentes classes de renda e a dimensão do mercado consumidor para grupos de produtos e serviços.
Outros temas, também, fortemente relacionados à qualidade das condições de vida são destaque nas POFs, a exemplo da investigação subjetiva sobre a qualidade de vida das famílias e de um amplo conjunto de variáveis que é investigado para o desenho da avaliação do perfil nutricional da população residente no Brasil. Para tanto, medidas antropométricas de todos os moradores dos domicílios foram tomadas e foram investigados aspectos relacionados à amamentação e à alimentação escolar e aplicado um módulo especial sobre consumo efetivo de alimentos.
Essa primeira publicação da POF 2008-2009 contempla os temas despesas, rendimentos e variação patrimonial das famílias, aspectos básicos para a análise dos orçamentos domésticos, e alguns fatores relacionados à avaliação subjetiva das condições de vida. Os resultados referentes às despesas e rendimentos são apresentados nos enfoques monetários e não monetário. Os diversos tipos de despesas investigados são comentados segundo as classes de rendimentos e