Poesia da cultura grega
DATA: 16/05/2013
TEMA: A ifluência da poesia na cultura grega.
1 REFERÊNCIA
- JAEGER, Werner. PAIDÉIA: A Formação do Homem Grego. Trad. Artur M. Parreira. São Paulo. Editora Martins Fontes, 1995.
- VERNANT, Jean Pierre. As Origens do Pensamento Grego. Trad. Ísis Borges B. da Fonseca. Rio de Janeiro. Editora Difel, 2002.
2 CREDENCIAIS DO AUTOR
Werner Wilhelm Jaeger (Lobberich, 30 de julho de 1888 — Cambridge, Massachusetts, 19 de outubro de 1961) foi um filólogo alemão. Sua principal obra, Paidéia, foi editada na Alemanha, pela primeira vez, em 1936. No Brasil, sua primeira tradução e publicação data de 1966.
Jean-Pierre Vernant (Provins, 4 de janeiro de 1914 — Sèvres, 9 de janeiro de 2007) foi um historiador e antropólogo francês, especialista na Grécia Antiga, particularmente na mitologia grega. Foi professor honorário do Collège de France. Inicialmente prosseguiu os estudos em filosofia, e recebeu a sua admissão neste campo em 1937.
3 RESUMO DO TEXTO
No começo do segundo milênio, é possível ver uma forte e bem próxima relação entre Oriente e Ocidente. Dois mundos diferentes, Egeu e Península Grega, agora começam a se tornar uma só cultura e povo. Exemplos vivos de tal afirmação podem ser comprovados a partir de achados feitos por escavações recentes em que é clara a semelhança de suas formas, pinturas etc, até mesmo com o Egito do Novo Império foi-se mantido contato por meio da costa cretense e a influencia desse outro povo também existiu. Uma nova população, entre os anos 2000 e 1900 a.C., surge na Grécia continental, com características singulares e que automaticamente rompem com o que se está acostumado na idade antiga. Conhecidos como Mínios, tornam-se uma tribo que irá crescer, instalando-se em ilhas, colonizando o litoral da Ásia menor, e se tornar o grande mundo grego que está marcado na historia. Tal povo, ainda que com raízes indo-europeias, fala um dialeto diferente, o grego arcaico. Este