Poemas na escola
Laize Jessica Kertzendorff
Professor- Almir João Luis
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Letras- Língua Portuguesa e respectiva Literatura (LED0066) – Prática do Módulo IV
10/05/11
RESUMO
O poema vinha sendo tratado como um texto simplesmente literário, sem concepções para o ensino - aprendizagem dos alunos, mas hoje com a iniciativa do governo federal os poemas voltaram a habitar os livros didáticos, mas é justamente aí que está a nova questão, estão sendo colocados fragmentados nos livros didáticos, fazendo referência apenas a trabalhar questões morfológica, léxicas e sintáticas, com termos superficiais como personagens e lugares quando seria de suma importância também trabalhos mais abrangentes como a verdadeira concepção que o poema procura transmitir, o autor, a obra, a estrutura do texto, sua disposição no papel, diversos são os ângulos em que o poema poderia ser trabalhado sem necessariamente estar preso ao livro didático. Faço menção de ressaltar que a incumbência de fazer estas diferentes abordagens fica a cargo do professor, porém a família, assim como a escola, compõem o quadro de fatores que contribuíram para a exclusão destes poemas, já que a falta de incentivo constitui-se no maior problema em termos literários nas escolas.
Palavras- chave: Poema. Ensino. Abordagens.
1 INTRODUÇÃO
O poema é muitas vezes equivocadamente confundido com a poesia, embora de mesma etimologia e de poderem estar juntos, são termos diferentes para diferentes questões. O poema trata de frases dispostas em versos, com rima e ritmo, dispostos em estrofes, podendo ou não conter poesia. A poesia pode ser definida como a essência de tudo que toca a alma, podendo ser em verso ou em prosa, já o poema é caracterizado por ser um texto de percepção estética, devido a sua disposição no papel.
Refletir sobre as diferentes abordagens que o poema tem na escola constituirá em um meio de análise e posteriormente colocação em