Poemas de Sete Faces e Sentimentos do Mundo
Curso: Letras
Disciplina: Literatura Brasileira. I
Professor: Alcides Villaça. Aluna: Huang Yu Wen.
1. Breve Bibliografia do Autor: Carlos Drummond de Andrade nasceu em Itabira do Mato Dentro - MG, em 31 de outubro de 1902. De uma família de fazendeiros em decadência, estudou na cidade de Belo Horizonte e com os jesuítas no Colégio Anchieta de Nova Friburgo RJ, de onde foi expulso por "insubordinação mental". De novo em Belo Horizonte, começou a carreira de escritor como colaborador do Diário de Minas, que aglutinava os adeptos locais do incipiente movimento modernista mineiro.
Diante da insistência familiar para que obtivesse um diploma, formou-se em farmácia na cidade de Ouro Preto em 1925. Fundou com outros escritores A Revista, que, apesar da vida breve, foi importante veículo de afirmação do modernismo em Minas. Ingressou no serviço público. Em 1934, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde foi chefe de gabinete de Gustavo Capanema, ministro da Educação, até 1945. Passou depois a trabalhar no Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e se aposentou em 1962. Desde 1954 colaborou como cronista no Correio da Manhã e, a partir do início de 1969, no Jornal do Brasil.
Segundo Mário de Andrade, Carlos Drummond de Andrade leva consigo um drama pessoal tanto do seu passado até os momentos de elaboração das suas escritas dentro das suas obras, que por fim, reflete a condição da característica do homem moderno. Dentre os aspectos que caracterizam a poesia de Drummond como moderna, é estar bastante voltada para o questionamento do indivíduo, sob diferentes focos e temperamentos, sinal de um sujeito fragmentado.
2. Alguma Poesia:
Publicado em 1930, Alguma Poesia é a primeira obra poética de Drummond que contém quarenta e nove poemas, muitos deles são micro-poemas,