poesia segunda geração (30-45)
Gabriel Lucas Nerling
Lucas Ribeiro Alda
Modernismo no Brasil – Poesia – segunda geração (1930-1945)
Trabalho de pesquisa de Literatura
Professora Orientadora: Ana Lúcia Santolini
Assis Chateaubriand
2015
Descrição do período literário:
Período extremamente rico tanto em termos de produção poética quanto de prosa, reflete um conturbado momento histórico: no plano internacional, vive-se a depressão econômica, o avanço do nazifascismo e a II Guerra Mundial; no plano interno, Getúlio Vargas ascende ao poder e se consolida como ditador, no Estado Novo. Assim, a par das pesquisas estéticas, o universo temático se amplia, incorporando preocupações relativas ao destino dos homens e ao "estar-no-mundo".
Contexto histórico:
O Brasil e o mundo viveram profundas crises nas décadas de 1930 e 40, nesse momento o romance brasileiro se destaca, pois se coloca a serviço da análise crítica da realidade.
O quadro social, econômico e político que se verificava no Brasil e no mundo no início da década de 1930 – o nazifascismo, a crise da Bolsa de Nova Iorque, a crise cafeeira, o combate ao socialismo – exigia dos artistas uma nova postura diante da realidade, nova posição ideológica.
Em 1945, ano do fim da guerra, das explosões atômicas, da criação da ONU e, no plano nacional, da derrubada de Getúlio Vargas, abre-se um novo período na história literária do Brasil.
Principais características:
Abandono do experimentalismo radical da 1º Geração;
Convivência harmoniosa entre o poema de forma livre e de forma fixa (principalmente do soneto);
Utilização de Linguagem Coloquial e das variantes sociais e regionais; Poemas metalinguísticos ( faziam poemas ensinando, como o fazer corretamente); Questionamento da realidade psíquica e social; Duas vertentes: uma existencialista e outra politizada;
Tendência religiosa (Influência simbolista e reação ao materialismo da 1º Geração).
Principais Autores, e uma poesia do mesmo:
Cecília