Atividade sobre o poema de abertura Alguma poesia, a primeira obra publicado por Drummond.
R: Cubismo e Futurismo.
2° O gauchismo do eu lírico é anunciado por um “anjo torto”. Os anjos são comuns nas histórias religiosas, como na do anjo Gabriel, que aparece a José e ordena a ele que fuja de Jerusalém com o menino Jesus. O que diferencia os anjos das histórias religiosas do anjo do poema?
R: O que diferencia os anjos das histórias religiosas, do anjo do poema lido é o fato de ser um anjo torto que vivia nas sombras e que pode simbolizar um mau conselheiro, que o encaminhou de forma errada.
3°Releia a 2ª estrofe. Nela o mundo exterior é descrito pela ótica do eu lírico.
a) O eu lírico participa diretamente do mundo que descreve?
R: O eu lírico não participa diretamente do mundo que descreve.
b) O que parece interessar mais às pessoas que fazem parte do mundo exterior?
R: O que parece interessar mais às pessoas é a vida alheia, a busca sexual desenfreada e os desejos carnais.
4°A 3ª estrofe surpreende com uma imagem insólita – “O bonde passou cheio de pernas” –, e estabelece, ainda, uma oposição de idéias quanto à forma como o eu lírico vê as pernas. Levando em consideração que coração se relaciona emoções e olhos com razão, dê uma interpretação coerente a essa contradição vivida pelo eu lírico.
R: Os olhos, isto é a razão, diferentemente do angustiado coração, não perguntam nada porque se guia pelas vontades e desejos, assim reprimindo suas emoções e sentimentos.
5° Na 4ª estrofe, é descrito: “o homem atrás dos óculos e do bigode”.
a) É possível afirmar que ele é gauche? Por quê?
R: É possível afirmar que ele é gauche, porque tende a se isolar atrás desses adereços para evitar a convivência com os outros.
b) a) Que diferença há em dizer