poder politica e estado
Os atos político e as ações dos estados fazem parte da nossa vida. É atuando politicamente que entendemos e assumimos nosso papel na sociedade.
Como já vimos , no período medieval, o controle sobre a maior parte das terras e sobre toda a sociedade.
Como surgiu o estado modernismo
O estado moderno surgiu com o fim do feudalismo e das relações politicas. Na periodo medieval, o poder estava todo nas mãos dos senhores feudais, que mantinham o controle sobre a maior parte das terras e sobre a sociedade.
Com as revoltas sociais dos camponeses, pela recusa do pagamento de impostos feudais e pelo crescimento das cidades e do comércio, os feudos foram sendo minados pouco a pouco. A partir do século XIV, ocorreu um processo de centralização e concentração das forças armadas e do monopólio da violência, da combrança de impostos para manter também o exercito e a estrutura juridica.
A centralização e a concentração desses poderes e instituições caracterizam o estado moderno, que tem várias formas até hoje.
O Estado absolutista
Surgido no contexto da expansão do mercantilismo, o Estado absolutista foi implantado primeiro em Portugal, no final do século XIV, com a Revolução de Avis, Adotado depois em vários lugares da Europa, teve seu ponto alto na França, no reinado de Luis XIV (1638-1715). A concentração de poderes no Estado absolutista é bem expressa pela frase atribuida a esse rei: " O Estado sou eu!" (L'etat c'est moi !).
Assumindo o controle das atividades econômicas, o Estado intervinha nas concessões dos monopolios, fixava preços e tarifas, administrava a moeda e os metais preciosos. O acúmulo desse "bens" era a expressão máxima da riqueza de um país. O Estado absolutista assumia também a responsabilidade de centralizar e praticar a justiça e de cuidar do contingente militar, criando exércitos profissionais.
Para financiar essas atividades, foram criados os impostos gerais.
O absolutismo colocou