ESTABELECENDO AS BASES DAS GRANDES ORGANIZAÇÕES
ESTABELECENDO AS BASES DAS GRANDES ORGANIZAÇÕES
Rio Branco – AC
2013
GIORGIO DE SOUZA LIMA
CAPITULO 8
ESTABELECENDO AS BASES DAS GRANDES ORGANIZAÇÕES
Rio Branco – AC
2013
Estabelecendo As Bases Das Grandes Organizações
1940 notabilizaram-se pelo aparecimento das grandes organizações burocráticas. A burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins) pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos. São decorrência de um conjunto de normas sócias morais denominadas por Weber. Foi somente com a emergência do Estado moderno que a burocracia passou a prevalecer em larga escala. Representou por décadas a fio da base fundamental do sistema de produção, racial e capitalista.
A racionalidade burocrática
Para weber, o capitalismo, burocracia (como forma de organização) e a ciência moderna constituem as três formas de racionalidade que surgiram a partir das mudanças religiosas ocorridas nos países protestantes. Weber constata que a semelhança entre protestante. E o comportamento capitalista é impressionante. Essas formas de racionalidade se apoiaram mutualmente nas mudanças religiosas. Weber percebeu a proliferação de grandes organizações no domínio religioso (igreja), educacional (universidade) e econômico (grandes empresas), que adotam o tipo burocrático de organização. Para ele, o século XX seria o século das grandes burocracias.
Característica do modelo burocrático
No popular, a burocracia é percebida como uma organização lenta e vagarosa onde o papelório se multiplica e se voluma, impedindo soluções rápidas ou eficientes. Também é empregado como sentido de apego dos funcionários aos regulamentos e ás rotinas, o que provoca demoras e ineficiência à organização. O leigo passou a dar o nome de burocracia aos defeitos do sistema e não ao sistema em si. O conceito