PODER NAS RELA ES INTERNACIONAIS
O HARD POWER SE REFERE A TÁTICAS COECÍTIVAS. A AMEAÇADE DE USO DAS FORÇAS ARMADAS E A PRESSÃO ECONOMICA OU SANÇÕES,ASSASSINATO E ATRAVÉS DA FORÇA BRUTA , OUTRAS FORMAS DE INTIMIDAÇAO .
O HARD POWER É GERALMENTE ASSOCIADO ÁS NAÇÕES MAIS FORTES ,QUE PODEM MUDAR OS ASSUNTOS INTERNOS DE OUTRAS NAÇÕES ATRAVÉS DE AMEAÇAS MILITARES . REALISTAS E NEO –REALISTA, COMO SÃO OS DEFENSORES DO USO DE TAL PODER PARA O EQUÍLIBRIO DO SISTEMA INTERNACIONAL. DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDAL, A ALEMANHA NAZISTA OU O JAPÃO IMPERIAL PROCLAMARAM A AMIZADE DOS POVOS EUROPEUS NA LUTA CONTRA O BOLCHEVISMO .NA VERDADE, CONTUDO, CONFIAVAM NA REPRESSÃO MAIS BRUTAL PARA MANTER O CONTROLE DOS POVOS CONQUISTADOS.
Superpotência: Em 1944, Fox definiu uma superpotência como "um grande poder, e com uma grande mobilidade de poder" e identificou três Estados, o Império Britânico, os Estados Unidos e a União Soviética.5 Os Estados Unidos é atualmente considerado uma superpotência junto com a República Popular da China, a Índia e a União Europeia sendo Superpotências emergentes.
Grande potência: Históricamente o termo grande potência se refere a quaisquer nações que possuem influência política, cultural e econômico forte sobre as nações em sua volta e de todo mundo. A China, França, Alemanha6 7 8 9 10 Japão, Índia, Rússia, Reino Unido e Brasil (a partir da segunda década do séculosão muitas vezes considerados como grandes potências.
Potência regional: Usado para descrever um país que exerce influência e poder dentro de sua região. Ser uma potência regional não é mutuamente exclusiva com qualquer das outras categorias de poder. Muitos países são descritos como potências regionais, entre os quais Índia, África do Sul, Israel, Coreia do Sul, Brasil e Indonésia.
Média potência: A descrição subjuntiva de segunda linha dos Estados influentes que não poderiam ser descritos como grandes potências.