Poder Legislativo
Onde trabalham os Senadores e os Deputados Federais, as duas casas formam o Congresso Nacional localizado em Brasília. O Tribunal de Contas da União (TCU) também faz parte do Poder Legislativo, eles são responsáveis pelo controle e fiscalização da Administração Publica.
O Senado representa as unidades federativas. Os Estados e o Distrito Federal elegem três senadores (independentemente do tamanho de seu território ou do numero de habitantes) cada um, num total de 81, para mandatos de 8 anos. Suas principais funções são: Propor, debater e aprovar leis que são do País.
A Câmara dos Deputados discute a aprovação de leis sobre diversos temas, além de fiscalizar o uso dos recursos arrecadados pelo povo. A divisão das cadeiras é proporcional ao número de habitantes dos Estados e do Distrito Federal, respeitados o mínimo de 8 e o máximo de 70 parlamentares por unidade da federação. O número total não pode passar de 513.
Compete ao Congresso Nacional verificar se a aplicação dos recursos públicos acorre de acordo com a lei. para isso, o órgão conta com o auxilio do TCU, que pode por exemplo, exigir esclarecimentos de qualquer pessoa que gerencie receitas, bens e valores públicos.
O Poder Legislativo nas instâncias estaduais e municipais esta sob responsabilidade das Assembleias Legislativas e nas Câmaras de Vereadores. É representado pelos deputados estaduais, responsáveis por criar e aprovar as leis estaduais e fiscalizar o Executivo.
Poder Executivo: Em sentido estrito, é o próprio Governo. no caso brasileiro, uma república presidencialista, o poder Executivo é constituído pelo Presidente da República, supremo Mandatário da Nação, e por seus auxiliares diretos, os Ministros dos Estado.
O Poder Executivo exerce principalmente a função administrativas, gerenciando os negócios do Estado, aplicando