Poder, Estado e Controle Social
Controle Social
Conceito = são meios que aplica a sociedade para pressionar o indivíduo a adotar um comportamento conforme os valores sociais e, desta forma, garantir uma convivência pacífica. Ou seja, o controle social é qualquer meio de levar as pessoas a se comportarem de forma socialmente aprovada.
Ex: quando a professora dá uma aula, ela influencia os seus alunos; quando os pais explicam o que é certo ou errado estão também exercendo uma forma de controle social.
A sociologia jurídica concentra o seu interesse no controle social efetuado por meio do direito e trabalha com uma série de distinções:
1) Há dois modos de exercício de controle social:
a) Como instrumento de orientação;
b) Como meio de fiscalização do comportamento social da pessoa.
Ex: o personagem da novela que detalha as consequências desastrosas da droga e da violência objetiva orientar o público.
2) O controle social diferencia-se com relação aos destinatários. Pode ser difuso ou localizado.
3) O controle social diferencia-se com relação aos seus agentes(fiscalizadores). O controle pode derivar dos órgãos estatais ou da sociedade em geral (pressão exercida pela opinião pública, pela família, pelo ambiente de trabalho).
4) Uma última distinção refere-se ao âmbito de atuação. O controle social pode operar diretamente sobre os indivíduos ou indiretamente sobre as instituições sociais.
Formas de controle social
Formas típicas:
a) Sanções formais e informais
b) Controle positivo e negativo
c) Controle interno e externo
Finalidade do controle social
Perspectiva liberal – funcionalista
O controle social objetiva impor regras e padrões de comportamento para preservar a coesão social perante comportamentos desviantes.
Uma política liberal e democrática de controle social limita o seu exercício em base a quatro princípios:
a) Conseguir um bem estar maior do que existiria sem o uso do