poder de amar deus
Introdução .............................................................................. 01
Merleau- Ponty e a experiência do corpo ....................... 02
Exixtencialismo ...................................................................... 03
Fenomenologia ........................................................................ 04
Conclusão ................................................................................ 05
Referências Bibliográficas ................................................ 06
Introdução
Neste trabalho irá conter a tese de merleau-Ponty sobre a experiência do corpo, significado de existencialismo e fenomenologia, filósofos apontando sua tese sobre isso.
Merleau-Ponty e a experiência do corpo
“A filosofia sempre privilegiou o pensamento e a contemplação”. Ora, contemplar é ver com olhos do espírito e filosofar é antes de tudo pensar, isto é, ir além da experiência ingênua do mundo. Ao longo da história, isto significou muitas vezes renegar o aspecto corporal de nossa existência. Significou também desmerecer nossas percepções, uma vez que tudo que nos chega pelos sentidos parece estar maculado pela falsidade e pelo engano. Segundo o filósofo francês Merleau-Ponty, a cultura ocidental está fortemente contaminada por esse preconceito. Por isso, desafiando uma longa tradição intelectualista, ele defende que a capacidade de pensar está necessariamente vinculada ao corpo e à percepção. Para ele, se não compreendermos essa vinculação, não poderemos entender o que é a experiência filosófica.
A modernidade conheceu um momento de ruptura radical do homem com seu corpo. O racionalismo intelectualista de Descartes estipulou que a consciência deveria prevalecer sobre a sensibilidade. Historicamente, a filosofia cartesiana se configura como o momento exemplar da separação radical entre o corpo e o espírito – com o estabelecimento da clássica separação entre res