Podemos exercer a moral nos dias atuais
MAGÉ, 12 DE ABRIL DE 2012.
PROFª: ANA PAULA ARAÚJO
ALUNO: CREDSON DE ASSIS CHAVIER
TRABALHO DE FILOSOFIA II
PODEMOS EXERCER A MORAL NOS DIAS ATUAIS
Moral, quer dizer, costume, ou conjunto de normas ou regras adquiridas com o passar do tempo.
O termo “Moral” é originado do latim “moralis” relativo aos costumes: Significa o que procede com justiça/ conjunto da conduta humana. A moral na sua origem é um conjunto de valores naturais, que existem na natureza antes mesmo da existência do homem assim como a gravidade, o magnetismo etc., que estão presentes em todo, no tempo. As coisas estão sujeitas a mesma gravidade e ao mesmo magnetismo em qualquer lugar, assim como aos valores morais. A moral natural é uma grandeza universal e imutável, pois não estar sujeito a vontade humana.
Diferencia o homem dos demais seres vivos presentes na natureza, o sentimento do bem e do mal, do justo e do injusto, além de inúmeras outras qualidades. A moral regula o comportamento do homem em sociedade, sobretudo através da educação informal, das tradições e cotidiano, tendo caráter obrigatório, moral é um "Conjunto de regras de conduta consideradas como válidas, quer de modo absoluto para qualquer tempo ou lugar, quer para grupo ou pessoa determinada".
Ao longo da história se tem deturpado o real significado da palavra liberdade; é só verificar o dia-a-dia das novelas; os anúncios de jornais, e os out-doors, que são verdadeiros atentados contra o pudor e os bons costumes. Isto tem trazido uma revolução aos princípios éticos e morais de uma sociedade que prima pelas boas maneiras de vida. A liberdade que se procura não é esta, mas aquela que está dentro de uma formação trazida pelos pais, avós, ancestrais, que sempre procuraram e procuram transmitir de geração a geração os caminhos da verdade e da vida, pois isto não significa moralismo, mas princípios que devem permanecer por todos os tempos e não se levar por falso