Filosofia
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
LEONARDO GONÇALVES DA CÂMARA
filosofia
Veranópolis
2010
leonardo gonçalves da câmara
FILOSOFIA
Trabalho apresentado ao Curso de Administração de Empresas da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Direito tributário.
Orientador: Profa. Marcia Bastos de Almeida
Veranópolis
2010
sumário
1 INTRODUÇÃO 4
2 Estudo da moral e ética nas empresas. 5
3 CONCLUSÃO. 9
4 REFERENCIAS 10
INTRODUÇÃO
Este trabalho apresenta um tema muito discutido dentre toda a sociedade, a moral e a formação do individuo, a ética e o profissionalismo, ou seja de que forma um adminstrador pode ser ético para com a empresa onde presta seus serviços.
Estudo da moral e ética nas empresas.
Como podemos ver no texto de Agnes Heller “O cotidiano e a História” não há relação autônoma da moral, nenhum individuo nasce com a moral já pré definida, este atributo se da conforme a sociedade onde este é inserido. A estrutura Social onde vive o indivíduo é que ira constituir conceito do que é moral ou imoral. Um indivíduo hoje nascido no Brasil, por exemplo, não vê problema nenhum em comer carne bovina, já na Índia isso é totalmente Imoral, ou seja, os costumes, as crenças, as atividades de cada sociedade é que são responsáveis pela formação da moral do indivíduo. Nenhuma criatura humana nasce na Índia sabendo que a vaca é sagrada, e sim vai aprendendo isso ao longo de sua convivência social As atitudes consideradas morais geralmente estão relacionadas àquilo esperado pela sociedade na resolução de problemas. Nesse sentido, a moralidade nem é algo abstrato e isolado presente no indivíduo distante das condições sociais e nem é algo puramente conceitual. Levando em conta que a sociedade capitalista é pautada pelo pragmatismo, é necessário refletir sobre o que vem sendo ético no