Tete
Leis de Newton Introdução: A dinâmica estuda a relação entre os movimentos e suas causas, as forças que o produzem. Estudamos a cinemática para descrever o movimento. A dinâmica estudará como e porquê os corpos se movem. Força, na linguagem cotidiana, significa empuxar ou empurrar. Para entendermos a força, precisamos visualizá-la como um vetor, que é exercido por uma agente sobre outro, aplicado em um ponto denominado ponto de aplicação. Leis de Newton Exemplos: Aplicação de forças em objetos:
1
Primeira Lei de Newton – Lei da Inércia. Quando a força resultante sobre um corpo é igual a zero ele se move com velocidade constante (que pode ser nula) e aceleração nula. Inércia de repouso: Propriedade de um corpo de não alterar seu estado de repouso. Inércia de Movimento: Propriedade de um corpo de manter seu estado de movimento. Segunda Lei de Newton Quando a força resultante externa atua sobre um corpo, sele se acelera. A aceleração possui a mesma direção e sentido da força resultante. O vetor força resultante é igual ao produto da massa do corpo pelo vetor aceleração resultante do corpo. n
Força de contato: Força Normal.
Fi i 1
m aR
Força de tração ou tensão.
Unidade de força: Newton: 1 N = 1kg. 1m/s² 1 dyn = 10-5N 1 lb =4.4484 N
Terceira Lei de Newton Quando um corpo A exerce uma força sobre um corpo B (uma “ ação”), então o corpo B exerce uma força sobre o corpo A (uma “reação”). Essas duas forças possuem o mesmo módulo e direção, mas possuem sentidos contrários. Essas forças atuam em corpos diferentes. Referimos a essas forças como um par ação-reação.
Física 1 – Capítulo 3 – Leis de Newton – Prof. Dr. Cláudio. Sérgio Sartori.
Decomposição das forças:
2
Exemplo 1 – Encontre a força resultante e a aceleração resultante sobre o disco de massa 0.3 kg.
Força resultante
F 1 F2
ˆ F1 cos 20 i F1 s en20 ˆ 5 0.94 i 5 0.34 ˆ F