Etica
Da Ética Aristotélica para a Ética na Sociedade Brasileira Atual diz respeito a um estudo reflexivo das transformações na conduta humana no campo ético, seja no âmbito empresarial, profissional ou do senso comum. Traz referências aos conceitos e aos pensamentos de Aristóteles sobre o tema relacionando-os com o cenário brasileiro atual. Objetiva transparecer as mudanças vistas na ética e na moral em dois momentos da história. Chegando a considerar por fim que o conceito de ética no pensamento filosófico de Aristóteles leva a contextualização descritiva do que é ética, na sociedade contemporânea, neste cenário se justifica a criação de códigos éticos para a conduta social, profissional e empresarial em prol de uma convivência mais harmônica, justa e livre. Porém, se faz necessário que os valores éticos e morais sejam impregnados na essência humana do cidadão brasileiro, e que as decisões, em qualquer instância, sejam de bom-censo sem ferir o outro ou a coletividade.
Debate do resultado do Teste de Ética A verdade é que a ética faz parte do nosso dia-a-dia, está em todos os momentos do nosso viver. Ética significa modo de ser, caráter, comportamento; é o ramo da filosofia que busca estudar e indicar o melhor modo de viver no cotidiano e na sociedade. A ética é uma característica inerente a toda ação humana, e por esta razão é um elemento vital na produção da realidade social. Ser bom é importante para cada um individualmente e é o próprio espírito que carregará as conseqüências de suas más opções. Ter noção de ética e moral é o princípio básico para se estabelecerem todas as relações humanas.
O ser humano tem que basear seu viver no sentir e na razão, vivendo racionalmente, porque o maior bem é uma vida virtuosa, e a maior virtude é a inteligência. O exercício das virtudes tem como fim último a felicidade (a vida boa) e para atingir este estado de felicidade é preciso