Logística Empresarial
A logística empresarial é um campo novo de estudo da gestão integrada que foi, durante muito tempo, exercida pelos indivíduos e pelas empresas. A novidade está no conceito de gestão coordenada de atividades inter-relacionadas, em substituição à prática histórica de administrá-las separadamente, e do conceito de que a logística agrega valor a produtos e serviços essenciais para a satisfação do consumidor e o aumento de vendas.
A logística está atualmente muito ligada ao produto. Na nova conceituação de cadeias varejista, todo processo logístico, que vai da matéria prima até o consumidor final, é considerado entidade única, sistêmica, em que cada parte do sistema depende das demais e deve ser ajustada visando o todo. É a logística que dá condições reais de garantir a posse do produto, por parte do consumidor, no momento desejado.
Essencialmente o conceito de logística estava ligado às operações militares. Ao decidir avançar suas tropas seguindo uma determinada estratégia militar, os generais precisavam ter, sob suas ordens, uma equipe que providenciasse seu deslocamento, na hora certa, de munição, víveres, equipamentos e socorro médico para o campo de batalha. Simultaneamente, uma indústria precisa transportar seus produtos da fábrica para os depósitos ou para as lojas de seus clientes; precisa também providenciar e armazenar matéria prima em quantidade suficiente para garantir os níveis de fabricação planejados. Sendo assim, logístico é o processo de planejamento, implantação e controle do fluxo eficiente e eficaz de mercadorias, serviços e das informações relativas desde o ponto de origem até o ponto de consumo com o propósito de atender as exigências dos clientes.
É perceptível que esta definição sugere que a logística é parte do processo da cadeia de suprimentos, e não do processo inteiro. A Cadeia de suprimentos destaca as interações logísticas que ocorrem entre as funções de marketing, logística e produção no âmbito de uma empresa,