Poda das árvores
Na jardinagem, poda é o ato de se retirar parte de plantas, arbustos, árvores, cortando-se ramos, rama ou braços inúteis. Favorece o seu crescimento, forma-a, trata-a e renova-a. Pode ocorrer a poda natural, que é a queda ou morte natural de ramos, devido a humidade excessiva, falta de incidência de luz ou apodrecimento. Poda de forma que é uma forma artificial de poda utilizada na jardinagem que retira folhas, ramos e galhos com o objetivo de modificar sua aparência estética.
A poda tem a função da adaptar a árvore e seu desenvolvimento ao espaço que ela ocupa. O conhecimento das características das espécies mais utilizadas na arborização de ruas, das técnicas de poda e das ferramentas corretas para a execução da poda permite que esta prática seja feita de forma a não danificar a árvore. Entretanto, a poda sempre será uma agressão à árvore. Sempre deverá ser feita de modo a facilitar a cicatrização do corte. Caso contrário, a exposição do lenho permitirá a entrada de fungos e bactérias, responsáveis pelo apodrecimento de galhos e tronco, e pelo aparecimento das conhecidas cavidades (ocos). Poda é uma relação tão fixada na mente das pessoas, que muitas vezes se cometem grandes erros sob a ilusão de estar realizando a prática mais acertada. A poda de árvores é uma agressão a um organismo vivo - a árvore - que possui estrutura e funções bem definidas e alguns mecanismos e processos de defesa contra seus inimigos naturais.
As árvores são podadas por vários motivos, como por exemplo:
Quando alcançam alguma interferência, o caso de fiações ou alguma edificação que pode atrapalhar o ser crescimento;
Porque ficam mais bonitas;
Porque aumenta a produção da árvore;
Poderá manter o equilíbrio da árvore e a saúde dela também.
Para entender estes motivos é importante saber como as plantas crescem. Como os outros seres vivos, as plantas são formandas por células, e crescem quando essas células se alongam ou se multiplicam só