Poda de arvores
CUIDADOS E MUITA ATENÇÃO NO
TRABALHO DE PODA
A poda de árvores é muito arriscada e perigosa. Não é nada fácil lidar com uma moto-serra no alto de uma árvore. A poda precisa ser feita com muito cuidado e atenção. Por este motivo, os operários autorizados precisam ser treinados e alertados sobre as precauções necessárias durante a realização deste serviço, nunca se esquecendo do uso dos EPIs.
* Em ruas onde houver fiação elétrica, somente comece a cortar os galhos com a energia devidamente desligada. * Todos os equipamentos e ferramentas devem estar em perfeitas condições de uso. * As serras manuais são ideais para cortes de galhos menores, entre dois e 15 cm.
A REPRODUÇÃO DESTA PÁGINA DA REVISTA PROTEÇÃO ESTÁ AUTORIZADA PARA USO INTERNO DAS EMPRESAS
* Verificar se não há presença de ninhos de vespas e marimbondos.
* Em caso de podas de árvores em vias públicas, o profissional deve isolar a área.
A utilização de galhos como apoio é de grande risco para o profissional. EPIs obrigatórios para a atividade:
* Luvas, capacete com fixação no queixo, roupas adequadas, cinturão de segurança e óculos. Os operadores de moto-serra devem usar também protetores auriculares.
Fonte:Manual Prático de Poda e Arborização Urbana
Ao efetuar cortes em alturas mais elevadas, o operário precisa manter-se apoiado em plataformas elevatórias, cestos ou andaimes.
* Coletes refletores são obrigatórios para os auxiliares de solo, principalmente quando a poda for realizada em vias públicas. * As botas precisam ter seu solado reforçado e rígido.
* A corda é indispensável na operação de poda em cima da copa da árvore. Presa ao cinto de segurança e firmada em um galho superior, ela sustenta o operador em locais de difícil apoio. Para estes casos, um auxiliar no solo será o encarregado de manter a tensão da corda.
MAIO / 2008
REVISTA PROTEÇÃO 117