Pobreza em jaraguá do sul
Disciplina: Sociologia
Curso: Administração com linha de formação em Gestão Empresarial
Segunda fase – Noturno
Ainda faltam oportunidades em Jaraguá do Sul? Ou será que o que falta é planejamento pessoal?
Jaraguá do Sul é uma das melhores cidades brasileiras para se viver, o índice de analfabetismo beira zero e a mortalidade infantil é baixa muito mais baixa do que a do país,fatores que a fazem a qualidade de vida ser comparada com muitas cidades européias. Grandes empresas principalmente do ramo têxtil e metal-mecânico impulsionam a economia do município que é uma das cinqüenta cidades brasileiras com maior oferta de emprego, oferece grandes oportunidades de empregos estáveis para quem está disposto a trabalhar.
Mesmo pessoas sem qualificação e até ex-presidiários conseguem empregos por meio de programas de reintegração social de ex-presidiários como o da empresa Marisol e porque a procura pela mão-de-obra é bastante grande, as empresas acabam sendo menos rígidas no processo seletivo do que em outras partes do país. No inicio os salários são modestos e um grande número de pessoas perde a motivação culpando a baixa remuneração e acabam sendo desligadas das empresas.
Muitos não seguem uma carreira profissional com sabedoria, não tem objetivos concretos e foco, nunca se especializam porque os recursos são poucos ou falta de vontade mesmo e não jamais conseguem sair da faixa pobre da população do município.
As empresas têm apresentado bons resultados, investem em melhorias e em ampliação da capacidade de produção, cada vez mais surgem oportunidades dentro delas, com isso seus colaboradores com mais tempo de empresa tem mais facilidades de conseguir melhores empregos já que conhecem bem seu regimento interno e podem tem menos dificuldades e consequentemente podem melhorar um pouco de vida. Outro grande problema para o município é acolher as pessoas que vem de fora em busca de oportunidades para realizarem