A Evolu O Do Pensamento Economico Na Idade Media
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
A ECONOMIA NA ANTIGUIDADE
JARAGUÁ DO SUL
MARÇO 2015
A ECONOMIA NA ANTIGUIDADE
Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina de Economia
Centro Universitário – Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul.
Professoro: Alcides Alves Machado Neto
JARAGUÁ DO SUL
MARÇO 2015
1. A ECONOMIA NA ANTIGUIDADE
1.1. PENSAMENTO ECONÔMICO NA ANTIGUIDADE CLÁSSICA
Surgiu no ano (4000 ao ano 1000) antes da era cristã, com os povos da China, Índia, Assíria, Babilônia, Mesopotânea, Egito e outros da antiguidade oriental e ocidental. Nesse período a economia foi surgindo naturalmente e a atividade econômica era ainda nova e seu desenvolvimento começava a existir.
As sociedades familiares ainda se encontravam em fase inicial, quando o nomadismo tribal passou a ser substituído pela fixação dos primeiros grupos na sociedade patriarcal, onde surgiu o direito de propriedade na economia agrária.
Na sociedade antiga as pessoas precisavam sobreviver defender-se de seus inimigos, buscar meios para ter seu próprio alimento. A evolução do trabalho permitiu que as pessoas se desenvolvessem em sociedade, umas produziam apenas para seu próprio consumo, outros conseguiam mais do que precisavam, que por sua vez usavam isso para fazer trocas. A compra e a venda só foram possíveis com o aparecimento da moeda, que foi um importante facilitador de intercâmbio entre as pessoas.
O regime nas civilizações na antiguidade era rígido e os povos eram obedientes e a disciplina era de controle total do comércio. A medida que a economia mudava, as pessoas se dirigiam para outros lugares mais distantes para fazerem suas trocas e isso fazia com que as pessoas tivessem contato com outras culturas e costumes diferentes, que ocasionou o aparecimento de líderes comunitários, a classe dos soldados, dos religiosos, dos negociantes e dos trabalhadores.
Contudo pode-se dizer que a