Pneumoconiose
ATENEU
Pneumoconiose
Higiene Ocupacional
Sumário
Introdução 4
1. Pneumoconiose – Definição 5 1.1 Pneumoconiose dos trabalhadores de carvão (PTC) 6 1.2 Silicose 6 1.3 Abestose 7 1.4 Pneumoconioses não-fibrogênicas 8
1.5 Pneumoconioses fibrogênicas 8 1.6 Pneumonite por hipersensibilidade 8
1.7 Pneumoconiose por metal duro 9
1.8 Beriliose ou doença crônica por berílio 9
1.9 Poeira mista ____10
2. Sintomas ____11 3. Diagnostico __12
4. Tratamento ___13
5. Prevenção ___14
6. Conclusão ____15
7. Bibliografia __16
Introdução
Pneumoconiose é uma doença pulmonar crónica causada devido à inalação de várias formas de partículas de pó, principalmente nos locais de trabalho industriais, por um período de tempo prolongado. Os tipos de substancias presentes no pó irão classificar a gravidade; sendo abordadas nesse trabalho nove doenças. Sendo no Brasil as mais comuns SILICOSE e ABESTOSE.
1. Pneumoconiose
O que é ?
A pneumoconiose é uma doença respiratória causada pela inalação de poeira. Atinge especialmente os que trabalham na mineração, metalurgia, construção civil, indústria madereira, agricultura e outros ramos profissionais em que na poeira haja a presença de substâncias, como a sílica, por exemplo.
Ao trabalhar, o indivíduo pode nem perceber a entrada destas substâncias nas vias respiratórias. Mas, com o passar do tempo, pode haver um comprometimento pulmonar grave, se o organismo do indivíduo não conseguir combater o agente agressor por si só.
Se a quantidade de poeira inalada não for muito grande, dificilmente serão geradas fibroses nos pulmões. Mas, se o indivíduo é exposto a grandes quantidades de poeira e não usar a máscara como medida de prevenção, pode haver o desenvolvimento de uma pneumoconiose com