Pneumatose
INTRODUÇÃO: Pneumatose cistóide intestinal (PCI) é uma condição relativamente incomum, caracterizada pela presença de múltiplos cistos na submucosa e serosa, preenchidos de gás na parede do trato gastrointestinal. Pode ser originada por numerosas condições clínicas.
OBJETIVO: Relatar um caso raro de pneumatose intestinal associada a obstrução e DPOC.
MATERIAIS E MÉTODOS: AJS, 72 anos, masculino, com queixa de dor abdominal difusa há 01 dia associada a distensão abdominal, náuseas e parada de eliminação de gases e fezes. Portador de DPOC. Ao Exame REG, desidratado, abdome globoso, ruídos aumentados, distendido, hipertimpânico, doloroso a palpação difusa, hérnia inguinal bilateral – encarcerada a direita. Rx abdome agudo evidenciou pneumoperitônio (fig. 1). Paciente foi submetido a laparotomia exploradora (LE).
[pic] Fig.1 - pneumoperitônio vizualizado em rx tórax
RESULTADOS: A LE evidenciou aderências e bridas em delgado com obstrução intestinal a nível ileal, além de lesões de aspecto bolhoso localizadas em delgado e colon (figs. 2 e 3). Realizada lise de aderências e ressecção de porção ileal. Paciente evolui mal indo a óbito no 3° PO. A imunohistoquímica mostrou pneumatose cistoide intestinal.
TEM FOTO MELHOR, MAIS DETALHADA [pic] [pic]
Figs. 2 e 3- lesões bolhosas evidenciadas em intestine delgado
CONCLUSÃO Apesar da patogênese não ser claramente conhecida, a PCI é associada à doenças intestinais inflamatórias ou infecciosas, obstruções, isquemias mesentéricas, doenças do colágeno, imunodeficiência adquirida e, principalmente, com DPOC. No caso em questão a presença de obstrução intestinal e DPOC como prováveis etiopatogenias da PCI.
BIBLIOGRAFIA
- Saito M, Tanikawa A, Nakasute K, Tanaka M,