teste
(Neonatal necrotizing enterocolitis with intestinal perforation in extremely premature infants receiving early indomethacin treatment for patent ductus arteriosus)
Fujii AM, Brown E, Mirochnick M, O’Brien S, Kaufman G
( Boston University School of Medicine)
J Perinatal 2002 (october/november); 22: 535-540
Resumido pelo Dr. Paulo R. Margotto, Coordenador da Neonatologia da Secretaria de Estado de Saúde do DF, Chefe da Unidade de Neonatologia do Hospital Regional da Asa Sul
O Ductus Arteriosus Patente (DAP) pode estar presente em mais de 80% dos RN de muito baixo peso (< 1000g). A administração de Indometacina (INDO) tem sido preconizada na redução da hemorragia fr (HP/HIV). A administração precoce de baixas doses de INDO a estes RN reduz a incidência de DAP, mas não está claro se reduz a necessidade de ligação cirúrgica do DAP.
Os autores levantam a hipótese que o diagnóstico precoce e o tratamento médico do DAP com doses terapêuticas de INDO possa estar associada com reduzida necessidade de ligação cirúrgica do DAP em uma população selecionada de RN de Alto Risco.
Método Foram revistos os prontuários de 65 RN < 27 semanas de idade gestacional ou com peso 48hs para o tratamento do DAP sintomático: 0,2mg/kg/dose cada 12hs por 1-3 doses. Em ambos os grupos, a INDO EV foi administrada por 30 minutos.
As indicações das ligações cirúrgicas foram:
1- DAP hemodinamicamente significativo demonstrado pelo ecocardiograma
2- Dependência do ventilador
3- Falha da INDO para fechar o DAP
4- Contra-indicação da INDO O ultra-som cerebral foi feito nos 1º 3dias de vida e repetido com 7 dias , 14dias e 1 mês de vida. O diagnóstico da enterocolite necrosante (ECN) não necessitou de presença de pneumatose intestinal para o diagnóstico, sendo clinicamente definida pela presença de