pneumatica
LEI DOS GASES
Lei de Boyle
Essa lei foi formulada pelo químico irlandês Robert Boyle o qual descreve o comportamento do gás ideal quando se mantém em constante temperatura (transformação isotérmica). Considere um recipiente com tampa móvel que contem certa quantidade de gás.
Após, aplica-se lentamente uma força sobre essa tampa, de modo que não alteraremos a temperatura do gás.
Com isto ocorre o aumento de pressão e a diminuição do volume do gás, ou seja, quando a temperatura do gás é mantida constante, pressão e volume são grandezas inversamente proporcionais. Essa é a lei de Boyle, que pode ser expressa matematicamente do seguinte modo:
Pressão (p) x Volume (V) = Constante (k) pV=k O gráfico de pressão por volume é:
Lei de Gay-Lussac
A lei de Gay-Lussac apresenta o comportamento de um gás, quando mantém a sua pressão constante e variam-se as outras duas grandezas: temperatura e volume. Considere um gás em um recipiente de tampa móvel. Dessa vez, nós aqueceremos o gás e deixaremos a tampa livre, assim:
Após, há uma expansão do gás junto com o aumento de temperatura ou seja, a elevação da tampa juntamente com um aumento de volume.
Então, a lei de Gay-Lussac diz que em uma transformação com pressão constante, a temperatura e volume são grandezas diretamente proporcionais. Sendo expressa matematicamente da seguinte forma:
Volume (V) x Temperatura(T) = Constante (k) VT =k
Onde k é uma constante que depende da pressão, da massa e da natureza do gás. O gráfico do volume em função da temperatura é:
Lei de Charles
Nos casos anteriores, a temperatura e pressão do gás ficaram constantes. Agora foi travada a tampa do recipiente, para manter o volume constante. Após é feito o aquecimento, como ilustrado: Ao sofrer esse aquecimento, o gás tenta expandir, mas isso é algo que não ocorre pois a tampa está travada. O resultado será o aumento da pressão do gás.
A lei de