pneumatica
Esta atividade é importante para que você aprenda a Origem; conceito; características do ar; produção, tratamento, distribuição e conservação do ar comprimido; válvulas de bloqueio; diagramas de funcionamento; simbologia; leitura, interpretação e montagem de circuitos.
Etapa 3
Passo 1
• Condições atmosféricas.
O ar comprimido é o ar deslocado da atmosfera para dentro de um sistema de compressão e que acaba sendo armazenado em algum tipo de reservatório a pressões superiores (algumas vezes bem superiores). O processo leva uma dada massa de ar, que ocupa um dado volume de espaço, e comprimi-o em um espaço menor. Nesse espaço, como há uma maior massa de ar acaba resultando em uma maior pressão por parte dessa massa de ar que tenta voltar ao seu volume original. Por exemplo: dado que um reservatório armazene ar a pressão de 7 vezes a pressão atmosférica, o volume ocupado por essa massa será de aproximadamente 1/7 do volume que ocuparia na atmosfera, ou seja, o volume ocupado é inversamente proporcional a pressão aplicada à determinada massa de ar (desde que o ar seja mantido a mesma temperatura inicial).
• A produção e o tratamento do ar comprimido.
Para a produção de ar comprimido são necessários compressores, os quais comprimem o ar para a pressão de trabalho desejada. Na maioria dos acionamentos e comandos pneumáticos se encontra, geralmente, uma estação central de distribuição de ar comprimido. Não é necessário calcular e planejar a transformação e transmissão da energia para cada consumidor individual. A instalação do compressor fornece o ar comprimido para os devidos lugares através de uma rede tubular. Instalações móveis de produção são usadas, principalmente, na indústria de mineração, ou para máquinas que frequentemente mudam de local. Já ao projetar, devem se consideradas a ampliação e aquisição de outros novos aparelhos pneumáticos. Por isso é necessário sob redimensionar a instalação