Pneumatica
Trabalho Apresentado à Disciplina de Sistemas Fluido mecânicos do Curso Superior de Tecnologia em Mecatrônica Industrial.
Profº:Marcio Carzini.
CURITIBA
2011
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO Apresentação de uma rede de ar comprimido, função de seus componentes. O dimensionamento de capacidade dos compressores, reservatório e do secador foram pré-determinados para a elaboração deste. A rede de ar comprimido deve ser composta por: filtro de admissão; três compressores (um para reserva) do tipo “compressor de parafuso”; resfriador posterior; separador de condensado (dreno); reservatório (com 10% de capacidade da vazão total da rede); secador.
Ela deve suprir uma fabrica com três maquinas operatrizes com vazão de 800l/mim, seis bancadas de trabalho com uma pistola de ara comprimido com vazão de 120 l/m e uma parafusadeira pneumática com vazão de 160 l/mim, rede com pressão de 8 bar, considerando uma perda de 20% sobre a vazão total da rede.
COMPONENTE REDE DE AR COMPRIMIDO
Compressor
Compressores são máquinas destinadas a elevar a pressão de um certo volume de ar, admitido nas condições atmosféricas, até uma determinada pressão exigida na execução dos trabalhos realizados pelo ar comprimido. O “compressor de parafuso” (que é o tipo de compressor especificado para este trabalho) é classificado como um compressor de “deslocamento positivo”, isto é, baseia-se fundamentalmente na redução de volume. O ar é admitido em uma câmara isolada do meio externo onde seu volume é gradualmente diminuído, processando-se a compressão. * Filtro de Admissão A alimentação dos sistemas pneumáticos aspira ar livre constantemente, e este ar, por sua vez, está sujeito à contaminação, umidade e partículas de diversos elementos presentes no ambiente, como a poeira por exemplo. O “filtro de admissão” é responsável por fazer esta primeira filtragem do ar que está sendo trazido da atmosfera para dentro do sistema pneumático.
Resfriador Posterior O “resfriador