Literatura infantil
UNIOESC – Campus de Xanxerê
Curso: Educação Especial
Componente Curricular: História da Educação
Profª: Elizandra Iop
Acadêmica: Elis Regina de Mattos
A MISSÃO A missão é uma obra baseada em fatos reais, e trata da época dos jesuítas do reino Português devido à crise nas relações entre coroa Portuguesa e a Companhia de Jesus.
O Brasil foi o cenário de varias lutas entre a igreja e o governo. Os jesuítas chegaram ao país com o objetivo de catequizar os índios. Além de catequizar os índios, os jesuítas construíram colégios e lutaram muito em benefícios dos índios, no entanto tinham como objetivo também disseminar o cristianismo, ao mesmo tempo em que eram missionários tinha interesse político e de dominação, era uma forma de aculturação em relação aos índios, implantando-lhes novas culturas e crenças. Com o decorrer do tempo a influência dos jesuítas ia crescendo e eles passaram a ter certa independência em relação ao Estado e até da própria igreja.
Os jesuítas foram convocados a defender sua permanência e lutar por ela, pois o governo Português não estava satisfeito com a atuação e dominação deles em território Brasileiro.
A intenção era que os jesuítas se retirassem do território brasileiro ou todos seriam massacrados.
Muitos falam das missões jesuítas apenas por seu caráter evangelizador, no seu papel na quebra da identidade indígena. Mas o que moveu a coroa Portuguesa a expulsar os jesuítas não foi à preocupação com os índios, é obvio que eram questões políticas. Apos isso os índios não tinham muitas opções ou eram perder seus costumes e crenças para uma nova cultura, em nome de Deus, ou serem escravizados como animais selvagens ou serem dizimados pelos colonizadores.
A intenção era transforma Portugal numa metrópole capitalista, assim como outros países europeus.
Com a catequização, os portugueses pretendiam unificar o território brasileiro com base no Catolicismo, religião hegemônica em Portugal.