PNAD ECONOMIA
No 1º trimestre de 2014, o nível da ocupação foi estimado em 68,3% para os homens e 46,2% para as mulheres. Essa diferença foi verificada em todas as regiões, sendo que na Norte, estava a maior a diferença e na Sul, a menor.
No 1º trimestre de 2014, o nível da ocupação do grupo etário de 25 a 39 anos foi estimado em 75,3% e, para o grupo de 40 a 59 anos, em 69,1%. Aqueles do grupo etário de 18 a 24 anos, esta estimativa era
57,3%. Entre os menores de idade (de 14 a 17 anos de idade) esta estimativa foi 16,6%, enquanto entre os idosos (60 anos ou mais), 21,8%.
As diferenças regionais, no que tange a este indicador são expressivas. O nível da ocupação daqueles na faixa etária de 18 a 24 anos na Região Sul e CentroOeste ficou próximo ao observado no da população adulta no Nordeste conforme ilustra o gráfico acima.
Taxa de desempego no Brasil
Como podemos ver no gráfico acima a taxa de desemprego entre as mulheres é maior do que entre os homens em todas as regiões do país, como mostram dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios
Contínua (Pnad Contínua), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Do total da força de trabalho, ou seja, da população com mais de 14 anos de idade que tem interesse em trabalhar, 7,1% estão sem emprego atualmente. Entre os homens, no entanto, a proporção de desempregados é de 5,9%, enquanto entre as mulheres, é de 8,7%, de acordo com a pesquisa.
Essa diferença se repete em todas as cinco grandes regiões em que se divide o país, como mostra o gráfico
acimaNo