O grupo IB composto pelos elementos cobre
Isto explica a acentuada diferença de propriedades físicas e químicas entre estes elementos: os metais alcalinos se situam entre os elementos mais ativos, ao passo que os do grupo IB são nobres e seus íons positivos apresentam enorme efeito polarizante.
Procedimento
Propriedade redutora do cobre
Segurar com o auxílio de uma pinça metálica, um pequeno pedaço de fio ou folha de cobre, previamente lixado e aquecê-lo na chama não luminosa do bico de Bunsen. Observar se há alguma modificação no material.
Ação dos álcalis sobre sal de cobre
Adicionar a três tubos de ensaio: 1 mL de solução de CuSO4 1 mol L-1, 2 ml de H2O e 4 gotas de NaOH 6 mol L-1.
1º tubo: aquecer suavemente. Observar.
2º tubo: adicionar na capela HCl concentrado gota a gota até observar mudança.
3º tubo: adicionar de 2 a 3 mL de NaOH 6 mol L-1. Observar. (o precipitado de Cu(OH)2 é não solúvel em excesso de reagente). Os autores Cotton e wilkinson se referem à formação das espécies [Cun(OH)2n-2]2+
Propriedade oxidante do íon Cu2+
Colocar em um tubo de ensaio 1 mL de solução de CuSO4 1 mol L-1 e gotas de solução de KI 1 mol L-1 até observar modificação.
2 Cu2+ + 4 I- → 2 CuI + I2
Compostos complexos de cobre e de prata
a. Adicionar a tubo de ensaio: 1 mL de solução de CuSO4 1 mol L-1, 2 ml de H2O e 4 gotas de NaOH 6 mol L-1. Adicionar na capela gota a gota solução de amônia concentrada (hidróxido de amônio concentrado) até observar modificação.
Cu2+ + NaOH → Cu(OH)2 + 2 Na+
Cu2+ + NH3 → [Cu(NH3)4]2+
b. Preparar precipitado de AgCl ( 5 gotas de AgNO3 1 mol L-1 + 5 gotas de NaCl 1 mol L-1). Adicionar em seguida na