Estatistica
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
APRESENTAÇÃO DE TABELAS E GRÁFICOS
PESQUISA CENSO
TRABALHO SUBMETIDA À UFPE
COMO ATIVIDADE COMPLEMENTAR
DA DISCIPLINA DE ESTATÍTICA
POR
ALANNA MARIA DO NASCIMENTO BEZERRA
Prof. Anderson Luiz Ribeiro de Paiva
CARUARU, Setembro / 2014
1. Bom e mau exemplo do uso da Estatística
1.1 Bom exemplo
Quando é feita uma comparação com os países da Aliança do Pacífico (Figura 1), o Brasil fica em último lugar em semelhança às características levantadas. A Aliança do Pacífico é um bloco comercial latino-americano que visa o comércio livre e a integração econômica. O grupo comercial é composto por México, Peru, Chile, Colômbia e Costa Rica. Foi levantada uma pesquisa, considerando dados como PIB, inflação e juros. Os cinco países superam o Brasil quanto a boa oferta destas características; a nação brasileira fica em último lugar quanto a sua política econômica. A tabela abaixo exemplifica a situação brasileira em termos econômicos.
Figura
Tais dados são importantes para a lucidez populacional. Dados estatísticos trabalham a favor da publicação da realidade. A partir desta tabela de dados, é possível perceber que a situação brasileira caminha a passos pequenos. Estas três características fazem uma ligação entre si. Percebe-se que o Produto Interno Bruto brasileiro, o qual representa a soma de todos os bens e serviços finais, indica valor negativo. Em contrapartida, a inflação e os juros cobrados no país são extraordinários. Estes dados assim como outros, servem para que o cidadão brasileiro fique a par da situação presente. É um bom exemplo do uso estatístico para alertar à população do que o governo pretende realizar com o dinheiro público.
1.2 Mau exemplo
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é administrado publicamente pela Federação Brasileira, sendo criado em 1934 e instalado em 1936. Seu objetivo