Plásticos e Polímeros
O trabalho irá abordar algo que é bastante presente no cotidiano, que são os plásticos e polímeros. Muitos polímeros são plásticos, mas nem todos, há polímeros que fazem parte da constituição do corpo humano, outros são encontrados em alimentos como as proteínas e o amido. Os polímeros podem ser naturais ou sintéticos, os naturais são comuns em plantas e animais, os sintéticos são plásticos obtidos através de reações químicas.
Alguns aspectos o assunto serão apontados, como quais são os polímeros naturais e quais não são. Além de apontar as classificações dos polímeros, como quanto ao comportamento térmico e quanto a estrutura molecular. A Preocupação em reciclar os plásticos, fez com que se criem plásticos biodegradáveis. Ao contrário dos plásticos comuns, os plásticos biodegradáveis não causam problemas ambientais, pois são plásticos obtidos a partir de fontes renováveis, como o amido de milho e a cana-de-açúcar, ou de plásticos que incorporam elementos que aceleram o processo de degradação.
Os polímeros são muito encontrados no dia a dia, e há certa curiosidade sobre eles, sendo que possuem centenas de aplicações, seja ele no vestuário, nas embalagens de plástico de carne, laticínios, etc. Porém existem pontos negativos, como principal, podemos citar o tempo de decomposição do plástico no meio ambiente, o que acarreta graves problemas para o eco-sistema.
O que é um polímero?
Definição
A palavra plástico é de origem grega, vem de plastikós, que
significa adequado à moldagem. A palavra polímero vem do grego poli (muitos) e mero (unidade de repetição).
Simbologia
Figura. Simbologia utilizada para a identificação de embalagens poliméricas. Norma NBR 13.230 da ABNT (Associação Brasileira de
Normas técnicas).
Importância
POLÍMERO
APLICAÇÕES
Poliestireno
(esferovite)
Copos, caixas (CDs, cassetes e outras)
Polietileno
Baldes, sacos de lixo, sacos de embalagens
Polipropileno
Cadeiras,