Polímeros plásticos
POLÍMEROS PLÁSTICOS
Out/2011 1- Histórico
A palavra polímero origina-se do grego poli (muitos) e mero (unidade de repetição). Assim, um polímero é uma macromolécula composta por muitas (dezenas de milhares) de unidades de repetição denominadas meros, ligados por ligação covalente. A matéria-prima para a produção de um polímero é o monômero, isto é, uma molécula com uma (mono) unidade de repetição (Canevarolo, 2002).
O primeiro registro de contato do homem com materiais polímeros foram na antiguidade com os egípcios e romanos que usavam materiais resinosos e graxas extraídas para carimbar e colar documentos e outros. No século XVI os portugueses e espanhóis descobriram a seringueira, onde conseguiram extrair o látex, ou borracha que possui características de alta elasticidade e flexibilidade e sua primeira utilidade foi para apagar marcações e marcas a lápis até ser descoberto a vulcanização(A vulcanização consiste na formação de ligações cruzadas nas moléculas do polímero individual, responsáveis pelo desenvolvimento de uma estrutura tridimensional rígida com resistência proporcional à quantidade destas ligações) em 1839 por Charles Goodyear em.
Em 1846 o químico alemão Christian Schónbien tratou o algodão com ácido nítrico dando origem ao primeiro polímero semi-sintético chamo nitrocelulose que após ser mais estudada foi patenteada por Alexandre Parker. Na Alemanha em 1897, Krishe e Spittller, conseguiram um produto endurecido por meio da reação de formaldeído e caseína(proteína do leite desnatado).
No início do século XX, ficou provado que alguns materiais, produzidos pela Química incipiente do final do século e que até então eram considerados como colóides, consistiam na verdade de moléculas gigantescas, que podiam resultar do encadeamento de 10.000 ou mais átomos de carbono(macromoléculas). O Staudinger, considerado pai dos polímeros, juntamente com outros pesquisadores, como Mark e Marvel, comprovaram que a natureza dessas