Polímeros (borrachas e plásticos); Detergentes (composição, função e classificação); Sabões.
Química
Polímeros (borrachas e plásticos); Detergentes (composição, função e classificação); Sabões.
Brenda Louisy Morais Alves
Turma: 3° A Turno: manhã
Professora: Fabrícia
Campina Grande – PB
15/07/2014
Introdução
Sabe-se o quão importante é a variedade dos produtos consumidos no nosso dia a dia, como alimentos, roupas, sapatos, eletrodomésticos, material escolar ou de trabalho, objetos de cozinha, produtos de higiene, entre eles sabão e detergente, e vários outros. A seguir serão apresentados produtos que estão entre os citados anteriormente, os Polímeros, que podem ser os plásticos de cozinha e borracha, o Detergente e seus diversos tipos, e o sabão. Como sabemos, a química está inserida em diversas áreas, inclusive na produção desses produtos que consumimos no decorrer da vida.
Polímeros
Por definição, Polímeros são materiais que apresentam em sua estrutura molecular unidades relativamente simples que sem repetem, ligadas entre si por ligações covalentes, formando longas cadeias, resultando em compostos de alta massa molecular. Essas unidades que se repetem são chamadas de unidades monoméricas. O nome vem do grego poli, muitos, e meros, partes, ou seja, muitas partes. São formados a partir de sucessivas reações entre os monômeros correspondentes, ou através da policondensação.
Existe no mercado uma grande quantidade de tipos de polímeros, derivados de diferentes compostos químicos. Cada polímero é mais indicado para uma ou mais aplicações dependendo de suas propriedades físicas, mecânicas, elétricas, óticas, etc. Os tipos de polímeros mais consumidos atualmente são os polietilenos, polipropilenos, poliestirenos, poliésteres e poliuretanos. Outras classes de polímeros, como os poliacrilatos, policarbonatos e fluorpolímeros tem tido uso crescente. Uma nova classe de polímeros biológicos, chamados biopolímeros, tem sido o foco de atenção