Plágio no Trabalho Cientifico
Primeiro vale lembrar que o plágio científico realmente é como qualquer outro tipo de plágio: trata-se da reprodução de uma obra alheia, sem outros tipos de créditos e muito menos permissão. Ou seja, o plágio acontece quando alguma pessoa tem o trabalho de desenvolver uma hipótese, teoria, método, análise ou mesmo um trabalho completo, e outro cientista simplesmente copia essa obra e a publica como se fosse sua.
Também não podendo esquecer que mesmo uma frase pescada em um artigo é uma obra intelectual e, quando citada literalmente, deve vir entre aspas e acompanhada da uma obrigatória citação. Infelizmente, alguns alunos, por inexperiência e falta de orientação adequada, cometem o erro de copiar frases ou mesmo parágrafos inteiros de obras de referência sem citar sua fonte, especialmente quando têm que elaborar seus primeiros projetos de pesquisa. No meu ponto de vista o aluno que cometer tal ato, não só esta se prejudicando como também prejudicando a sociedade em si. Algo deve se feito não deve deixar tantas fraudes acontecer ao nosso redor.
Um individuo ao reproduzir uma obra alheia deveria ter uma punição severa para tal ato. Será que os políticos não criariam uma lei onde um infrator de tal delito deveria sofre uma pena, Sonde o mesmo deveria se punido deixando exercer sua profissão por no mínimo cinco anos.
O problema maior de plagio esta ligada com a internet, onde pode se encontrar teses, trabalhos científicos, dissertações e o acesso nesse meio e de grande facilidade para as indevidas reproduções. No meu ponto de vista deveria ter uma operação pente fino para colocar um fim nessa situação tão triste.