Estatistica
Onde pode-se ser divididos em: os processos de transferencia, que são: contato direto e contato indireto, sendo que o contato indireto pode ser subdividido em transferência direta e armazenamento. E por tipo de construção, que são: tubular, onde o mesmo pode ser subdividido em: carcaça e tubo, tubo dublo e serpentina; e tipo placa (UFSC).
Os trocadores de calor por contato direto, os dois fluidos se misturam. Aplicações comuns de um trocador de contato direto envolvem transferência de massa além de transferência de calor; aplicações que envolvem só transferência de calor são raras. Comparado a recuperadores de contato indireto e regeneradores, são alcançadas taxas de transferência de calor muito altas. Sua construção é relativamente barata. As aplicações são limitadas aos casos onde um contato direto de dois fluxos fluidos é permissível.
Em um trocador de calor de contato indireto, os fluidos permanecem separados e o calor é transferido continuamente através de uma parede, pela qual se realiza a transferência de calor. Os trocadores de contato indireto classificam-se em: trocadores de transferência direta e de armazenamento.
No tipo de transferência direta, há um fluxo contínuo de calor do fluido quente ao frio através de uma parede que os separa. Não há mistura entre eles, pois cada corrente permanece em passagens separados. Este