Plágio em trabalhos científicos
Curso: Bacharelado em Administração de Empresas
Disciplina: Técnicas de Pesquisa – Data: 21/03/2010
Prof. Ms.: Carlos Alberto Marinheiro
Aluno: Gerson da Silva – RA: 1042447
O objetivo principal de um trabalho científico é o de expor uma idéia ou uma observação a respeito de um tema a leitores potencialmente interessados. Através da leitura do conteúdo encontrado no trabalho científico os interessados poderão usufruir das informações em suas atividades e até mesmo melhorá-las, mediante suas próprias observações. A pesquisa é fundamentada quando da necessidade em descobrir a solução ou a resposta para determinado tema. Pesquisar trabalhos de outros profissionais e, ao mesmo tempo, contribuir com nossos estudos, certamente estabelecerá elos a uma rede de circulação de conhecimento, fundamental a qualquer área do saber. É baseado na importância das publicações, que ampliam os conhecimentos de todas as ciências, que se torna irrevogável para a construção de textos científicos a utilização de parâmetros metodológicos conhecidos e que seu conteúdo seja o mais técnico, formal e objetivo possível. Há uma infinidade de publicações advindas de trabalhos de estudo e pesquisa nas diversas áreas científicas.
Mattar (1996) observa que através dos levantamentos bibliográficos consegue-se realizar, de forma eficiente e econômica, qualquer pesquisa, consultando trabalhos realizados por outras pessoas, advindos de várias fontes, tais como: revistas especializadas ou não, dissertações e teses apresentadas em universidades, jornais, órgãos governamentais, associações de classe, sindicatos, etc.
O profissional (ou aluno) que realiza um trabalho científico e o enriquece com citações e paráfrase, dando a este o devido crédito, demonstra sua preocupação e cuidado para que o resultado final atinja a credibilidade e todos os objetivos propostos. Por outro lado, ter