Pluralidade
Trabalho em grupo(TG)
Educação e pluralidade a âmbito nacional
Carmen Lucia Angelo Coelho
Polo
Santos-sp
2013
Educação e pluralidade a âmbito nacional
A pluralidade cultural existente no Brasil é fruto de um longo processo histórico de interação de aspectos étnicos, culturais, políticos, econômicos, socioeconômicos entre outros. Convivemos hoje no Brasil com cerca de 206 etnias indígenas, cada uma com sua própria identidade assim representando grande diversidade sociocultural, além de uma imensa população formada pelos descendentes dos povos africanos e um grupo também numeroso de imigrantes e descendentes de povos com origem de outros continentes, de diferentes culturas e regiões.
A diversidade cultural marca a vida social dos brasileiros. Onde é encontrada diferentes características locais e socioculturais que acabam ordenando de diversas maneiras a compreensão do mundo. Existem formas diversas de aglomeração social nos diferentes grupos e regiões, multiplicidade de relações e modos a lidar para com a natureza, da vivencia do que é sagrado para uns e profano para outros. É possível notar a multiplicidade de relação do campo para com a cidade, pois as pessoas têm diferentes formas de vivenciar as mesmas situações tendo ritmos e rotinas diferenciadas que implicam em valores e costumes completamente diferentes.
Os processos migratórios proporcionaram ao Brasil grupos sociais com diferenças de falas, de valores e costumes ao quais devem ser particularmente preservados e respeitados.
Por isso se faz necessário um regime de colaboração entre os principais interessados, onde se pressupõem que sejam estabelecidas regras de equivalência entre as funções de supervisão e avaliação da educação em todo território nacional, respeitando o exercício da cidadania autonomia dos sistemas e valorizando todas as diferenças regionais.
Na educação devem ser evidenciado o papel indicador de opções sócio culturais, educacionais, e a função