Pluralidade cultural
Série: 1 R.A: 8409133892
Etapa: 1 – Passo: 1
Pluralidade cultural – respeito ao conhecimento e as valorizações das características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no território nacional, oferecendo ao aluno a possibilidade de conhecer o Brasil como um país complexo.
Marcados por desigualdades sociais econômicas que apontam para transformações necessárias.
Pluralidade é a afirmação da diversidade como traço fundamental na construção da identidade nacional, que se Poe e repõe permanentemente, de um fato de que a humanidade de todos se manifesta em formas concretas e diversas de ser humano.
Ampliação de professores e para alunos com uma abertura para consciência de que a realidade em que vivem é apenas parte de um mundo complexo, na qual a elemento universal subjacente e definidor das relações inter-sociais e interpessoais deve ser a ética.
A pluralidade vem para o enriquecimento da sociedade em grupos culturais fechados, que é propiciado a cada um e a todos pelas diversas formas de vida, pelo convívio pelas opções pessoais e para contribuir com as transformações necessárias de uma sociedade justa.
Multiculturalismo – é compreensão das relações entre educações e culturas, considerando as sociedades multiculturais existentes.
O multiculturalismo busca a escola como um espaço de cruzamento de culturas, fluido e complexo, atravessado por tensões e conflitos.
Multiculturalismo nasce das lutas dos grupos sociais discriminados e excluídos dos movimentos sociais, especialmente os referidos a questões étnicas, e os referidos as identidades negras, que constituem o LOCUS, de produção do multiculturalismo.
Multiculturalismo tem dois pontos de vantagens:
A descritiva que afirma ser o multiculturalismo uma característica da sociedade atual e outro ponto é a propositiva que trata o multiculturalismo como um projeto transformador da dinâmica social.
Conclusão
Pluralidade – vem